O governador Geral Alckmin anunciou a Operação de Prevenção Máxima, onde todos os locais que abrigam um grande número de pessoas serão vistoriados.
"Todas as casa noturnas com mais de 1000 metros quadrados, serão vistoriadas, e depois, todas as demais.
A ação não se limitará, apenas a boates e casas noturnas, e será realizada, também, em locais onde pessoas se reuniam como clubes, teatros e etc.
A operação irá envolver 300 equipes de Bombeiros.
No Rio de Janeiro, hoje, 200 bombeiros são responsáveis por todo o trabalho de fiscalização em casas noturnas, boates, show, etc., mas em 15 dias o grupo terá entre 400 e 500 homens, segundo o coronel Roberto Fontenelle, diretor geral de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros.
Para funcionar no estado, uma casa de reunião de público, categoria onde estão incluídas boates e casas noturnas, precisa cumprir uma série de etapas junto ao Corpo de Bombeiros.
Em princípio é preciso apresentar um projeto e seguir as determinações citadas em um laudo de exigência, como a implantação de portas e luzes de emergência e sinalização. Cumprida esta etapa, é emitido um certificado de aprovação, que, na prática, atesta que o local cumpriu as determinações dos Bombeiros. Além da documentação, anualmente, a edificação precisa passar por uma fiscalização, que certifica a manutenção das normas. Shows que exigem aparelhagens de som e iluminação diferenciadas, assim como mudanças no layout do palco e do público, precisam ainda de autorização especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário