..

..

terça-feira, 18 de junho de 2013

Protestos em todo o Brasil - O povo vai para as ruas reivindicar



Eu me emocionei ontem ao ver pela TV, 65 mil pessoas em São Paulo, e mais não sei quantas mil no Rio e nos demais estados brasileiros. As cenas que eu assistia pela TV me remetiam aos anos 80, quando houve no Brasil As "Diretas Já", um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. Mais de 1,5 milhão de pessoas se reuniram para declarar apoio ao Movimento das Diretas Já.

Hoje, quase 30 anos depois a cena se repete e a trajetória do movimento parece se repetir, o protesto começa com poucas pessoas e vai ganhando vulto, e como que em um efeito dominó vão surgindo grupos de manifestantes nessa ou naquela cidade, num estado, no outro e o que podemos ver é que a coisa está ganhando força e que as pessoas estão aderindo ou no mínimo não estão criticando.

Parece que as pessoas estão acordando, saindo da zona de conforto, até porque, o nome certo seria "zona de desconforto", quem não se sente desconfortável vendo a saúde doente, o povo só paga impostos e não vê quase nada revertido a seu favor. E o dinheiro gasto com a copa do mundo no Brasil e o transporte público, "que é uma beleza".

Esse movimento que está aí, não é só pelo aumento dos preços dos transportes públicos, é apenas a ponta do "iceberg", até porque 0,20 centavos não vai nos deixar mais ferrados do que já estamos. O povo acordou, entretanto nem todos, porque é cômodo para muitos ficar em casa vendo pela TV os outros levarem cacetadas.

Vi pela TV uns ricos em seus carrões bonitos dizendo: "Isso é legal, é bonito, contanto que não haja violência". Pô meu! Como os caras falam isso de dentro de seus carros enquanto aguardam os verdadeiros cidadãos passarem reivindicando seus direitos, e se der tudo certo usufruem depois do resultado. Bonito foi o motorista do ônibus que desceu do carro e seguiu junto com a multidão, sabe porque ele fez isso? Quem tá com o saco cheio sabe!

Eu não concordo com vandalismo nem com violência nas manifestações, mas também, não vou ficar vendo tudo pela TV, vou pra rua me juntar com os outros, vou exercer minha cidadania.

Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei.

Quinta-feira, 20 de junho,  o protesto será aqui em São José dos Campos, eu vou estar lá engrossando o cordão, mostrando a minha repugnância não só pelo aumento na passagem, mas por tudo que já tá enroscado na "goela".

Vamos lá meu povo, essa luta não é só da juventude, mas de todos nós, que estamos vendendo o almoço pra  comprar a janta, praticamente, de tanto pagar impostos, que país vamos deixar para nossos filhos?

Precisamos aderir ao "toma lá, dá cá"!

"Brasil Mostra tua cara
 Quero ver quem paga
 Pra gente ficar assim
 Brasil Qual é o teu negócio?
 O nome do teu sócio?
 Confia em mim"...

Ou será que vamos continuar "... na porta, estacionando os carros"?...


3 comentários:

  1. Obrigada pela visita no blog do meu filho especial, obrigada pelo carinho.
    Estamos ansiosos por mudanças no nosso país .!
    Abraços
    http://zeteartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a você pela sua visita carinhosa, seu filho é lindo, é benção de Deus.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Irma, estamos sim todos ansiosos para que as coisas mudem, precisamos que elas mudem, pois do jeito que a coisa está nós sofremos demais, quando pensamos no futuro de nossos filhos, porque, como eles ficarão aqui sem nós em um mundo tão conturbado.
      Vamos unir nossas forças e de uma maneira pacífica, vamos mostrar aos nossos governantes que não estamos felizes.

      Um abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...