segunda-feira, 25 de março de 2013
Papa Francisco
Aos 76 anos ele foi escolhido pelo conclave, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, é o novo Papa, ele escolheu usar o nome de Francisco, é o primeiro Papa Latino Americano da história.
Nesta quarta-feira a decisão foi anunciada, após dois dias de conclave.
O Papa Francisco demonstra ao escolher esse nome, que tipo de papado teremos. Ele deixa bem claro sua opção pelos pobres, pelos fracos e oprimidos.
São Francisco de Assis, foi um jovem que deixou todos os seus bens e escolheu viver uma vida de humildade ao lado dos pobres, os quais ele chamava de irmãos. Aliás ele dizia irmão sol, irmão céu, irmão lua, enfim todos irmãos.
São Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza". Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: "Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?". Ele respondeu que ao amo. "Porque, então, transformas o amo em criado?", replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas". Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.
O papa Francisco, demonstrou logo ser um homem bastante humilde, quebrou protocolos beijando crianças e se aproximando de um rapaz trazido nos braços, o qual ele carinhosamente beijou a fronte e abençoou.
Homem de sorriso sereno, e que traz a paz no olhar.
Seja bem vindo papa Francisco, nosso povo te abraça! E nunca se esqueça dos pobres!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário