..

..

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão no Nordeste

Um apagão afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26). Foram atingidos os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.


Todas as cidades do Ceará, juntamente com os demais estados do Nordeste, além de parte da região Norte, foram atingidos por um novo apagão elétrico na noite de ontem. Fortaleza e o Interior do Estado ficaram totalmente às escuras, por volta das 23h15, quando a energia caiu. O restabelecimento começou a voltar, aos poucos, na cidade, às 2h 25. As causas, segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), que não deu mais detalhes, foi uma “ocorrência no sistema interligado nacional”. A cidade de Fortaleza ficou de luzes apagadas a partir das 23h15 de ontem
Na Capital, o cenário ficou semelhante ao que ocorreu em 3 de fevereiro do ano passado, quando um blecaute atingiu todos os estados do Nordeste.
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que, entre 00h37 e 7h de hoje, haviam 21 voos programados e nenhum, até aquele momento, estava cancelado. No local, o movimento foi tranquilo, e as companhias aéreas se mantiveram realizando os check-ins dos passageiros que não apresentavam sinais de preocupação. Até a meia noite, a recepção do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) informou que a instituição não foi atingida porque os geradores estavam funcionando. Na Santa Casa de Misericórdia, a iluminação externa não estava ligada, porém, no local, funcionários informaram que e os setores da Unidade de Terapia Intensivo (UTI), o centro cirúrgico e a hemodiálise estavam mantidos à basede gerador.
Ligações telefônicas também foram prejudicadas e, em alguns momentos, era preciso tentar duas ou três vezes para que o contato fosse completado.energia durante cerca de 30 minutos, afetando cinco milhões de pessoas.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pelo Sistema Interligado Nacional, a falha provavelmente teria ocorrido em um transformador, na interligação Sudeste-Nordeste e Norte-Nordeste.


Fontes: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1196867/
            http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/10/apagao-atinge-o-nordeste-do-pais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...