..

..

sábado, 25 de maio de 2013

Tylenol - Lote recolhido por defeito no bico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira, 23, no Diário Oficial da União a resolução para dar publicidade ao recolhimento de lotes do medicamento Tylenol 200 mg/ml em gotas que a empresa Janssen-Cilag Farmacêutica fará voluntariamente no País. A publicação também suspende a distribuição, comércio e uso das unidades do produto com defeito que, eventualmente, forem encontradas no mercado.

Nesta quarta-feira, 22, o Ministério da Justiça divulgou nota informando que mais de 3 milhões de unidades do medicamento terão de sair de circulação por apresentar a possibilidade de o gotejador da embalagem se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com risco do usuário ingerir uma superdosagem do remédio. A campanha de recall começará na próxima segunda-feira, dia 27.

De acordo com a nota, a Janssen-Cilag Farmacêutica, fabricante do produto, protocolou a campanha na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e informou que a superdosagem traz riscos de danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas.

A resolução da Anvisa detalha que os lotes, com validade vigente e sob o registro nº. 1.1236.3326.007-0, a serem recolhidos são: PPL055, PPL056, PPL057, RAL030, RCL088, RFL095, RLF096, RGL052, RHL047, RKL037, RLL015, RLL087, RML007, RML125, RML135, RML175, RNL049, REL036 e RJL123. 
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,anvisa-identifica-lotes-do-tylenol-para-ser-recolhidos,1034814,0.htm


Atenção senhores pais:

O defeito de fabricação é no bico dosador que ficou frouxo. Ele sai com muita facilidade. O risco é na hora de apertar o frasco para pingar as gotas na boca da criança.

O pediatra e toxicologista Anthony Wong explica que o Tylenol é um analgésico eficaz, mas, como todo remédio, tem limite de dosagem. Se a criança engolir mais do que meio frasco, existe o risco de desenvolver hepatite toxicológica, que pode levar à morte.  Por isso, é sempre bom prevenir.

"Tanto para esse remédio como qualquer remédio em gotas para criança, os pais devem sempre gotejar o número de gotas em uma colherzinha. Nunca pingar do frasco na boca. Porque com isso há sempre risco ou de derramar ou de superdosagem”, sugere.

O laboratório que fabrica o Tylenol informou que os consumidores que quiserem devolver o produto devem ligar para o número: 0800 728 6767.

Veja o vídeo:
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/05/ministerio-da-justica-manda-recolher-lotes-do-analgesico-tylenol.html


2 comentários:

  1. Olá,vim retribuir sua visita ao meu cantinho.Esse post é muito importante,precisamos ficar atentos,a informação é o melhor remédio.Acho que as pessoas precisam parar de consumir remédio como se fosse doce.Dosagens mesmo pequenas podem ter consequências.Não sou fã de analgésico,salvo em situações de urgência mas conheço pessoas que tomam por qualquer mal estar e ainda receitam para os amigos,uma atitude perigosa porém bem comum.Voltarei para ler mais,gostei do conteúdo,bjinhos Tania Mara
    www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Tânia, já estou te seguindo também, seu blog
    é muito bacana e você muito habilidosa, volto para ver as borboletas fiquei curiosa.
    Realmente é complicado as pessoas ficarem tomando remédio por conta própria e ainda mais neste caso, o bico com defeito, imagine se uma mãe (ninguém deve fazer dessa forma, deve pingar na colher antes de dar para a criança)pingar direto na boca da criança e o bico escapar? Meu Deus!

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...